"Come chocolates, pequena;
Come chocolates!
Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates."
Poeminha da minha adolescência, quando me apaixonei pelo Pessoa ( O Fernando, não o professor louco do pré vestiba) e comecei a devorar sua sabedoria em doses homeopáticas e diárias. Citando-o agora me remeto àqueles tempos, da patinho feio nas horas solitárias do colégio onde me refugiava na biblioteca a conversar com a Ana.. Quase posso sentir o cheiro daquela biblioteca e dos livros empoeirados que só eu e mais uns 3 líamos.. Claro que também existiam os docinhos, mas esta é outra história.. Exibira sempre, com orgulho, o número 001 da biblioteca durante os deliciosos 6 anos de MV1. Bons tempos onde aquela pequena biblioteca de escola era meu cantinho, meu refúgio, meu ponto de encontro, meu estaleiro, meu porto seguro.. Palco de amizdes, conversas, troca de confidências, namoros escondidos com o LC e estudos sem fim.. Saudades, imensas saudades!
Este foi o primeiro poema que li, a porta de entrada, o apertar de mãos na apresentação entre mim e Pessoa, feita pela querida Ana. Tabacaria... Ana adorava este poema.. Confesso que não é o meu favorito, sempre preferi Autopsicografia, mas tenho um carinho especial por ele.
Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.
Adoro esta estrofe. Me identifico, me encontro, me sensibilizo.. Não sei se tenho todos os sonhos do mundo, mas muitos deles.. Vivo sonhando pois acredito que no sonhos nos progetamos, nos encontramos, somos nós mesmo e podemos ser tudo, qualquer coisa, em qualquer cenário.. até felizes..
Estou hoje perplexo, como quem pensou e achou e esqueceu.
Estou hoje dividido entre a lealdade que devo
À Tabacaria do outro lado da rua, como coisa real por fora,
E à sensação de que tudo é sonho, como coisa real por dentro.
Para quem ficou curioso, Google it! O poema se chama Tabacaria, de Fernando Pessoa.. ou melhor, Álvaro de Campos, um dos seus pseudônimos e foi escrito em 1928. E ainda assim continua bastante atual.. :P
2 comentários:
Sentimos sua falta mas td bem , entendemos seus motivos, msm achando q vc está fazendo papel de tola. Nem td mundo quer ser ajudado Deca.
Vc sabe q pode contar com a gente né?
Bjux
Mia
o Fernando é show mesmo né? explica coisas inexplicáveis...
adorei.
bjoca! fica na paz!
Postar um comentário