sexta-feira, 10 de abril de 2009

CineMaterna

Notícia do G1 hoje.. Nem preciso dizer que adorei, né?

Projeto leva mães e filhos juntos ao cinema

CineMaterna acontece toda quinta-feira em Botafogo. 
Após sessão, mães debatem o filme e trocam experências.

Do G1, no Rio

Tamanho da letra

Recém-lançado no Rio, o projeto CineMaterna tem o objetivo de levar as mães ao cinema sem que elas tenham que deixar seus bebês em casa. A idealizadora do evento, Irene Nagashima, conta que a idéia surgiu de uma experiência pessoal:


“Existem poucos programas culturais para as mães e seus bebês. Normalmente são programas infantis. Depois de passar pela experiência de não poder ir ao cinema porque tinha um filho de colo, resolvi organizar algumas sessões. E deu certo”, conta Irene.

 

A segunda edição do projeto foi realizada na última quinta-feira (9), em Botafogo, na Zona Sul do Rio. A ideia é que as sessões ocorram sempre às quintas-feiras, às 14h. O filme da semana é votado pela internet e o ambiente é adaptado especialmente para receber os bebês. 

As amigas Ana Luisa Krauss e Débora Chames se conheceram na última sessão do CineMaterna.


“Nos conhecemos aqui e trocamos telefone. Hoje viemos novamente com nossas filhas”, conta Ana Luisa. 

“Votei neste filme pela internet e fiquei feliz de poder sair um pouco de casa e ainda trazer minha filha Bárbara comigo" diz Débora.

 

Ambiente especial

As sessões do CineMaterna contam com uma preparação especial.


“A temperatura do ar condicionado é amena, ideal para crianças. E disponibilizamos trocadores e tapetes para as crianças se divertirem enquanto os pais assistem ao filme”, conta Irene. 

O principal objetivo do projeto é promover a interação entre as mães e fazer com que todas tenham uma vida cultural ativa. Após as sessões, as mães encontram-se para um bate-papo sobre o filme e outros assuntos.


“O momento em que todas se encontram é o mais esperado. Elas discutem não só o filme, mas falam sobre suas angústias e trocam dicas”, conta Irene. 

A iniciativa do CineMaterna começou em São Paulo há oito meses. O sucesso na capital paulista foi tanto que as sessões chegaram finalmente, em abril, ao público carioca. 

“É muito difícil encontrar programas culturais que recebam mães com seus filhos. Vim hoje para prestigiar. Sei o quanto essa iniciativa é válida”, conta a mãe de primeira viagem Cristiana Rodrigues. 

Como conferir: 
http://www.cinematerna.org.br

0 comentários: